Centrais sindicais organizam atos virtuais para Dia do Trabalhador

Dia Internacional do Trabalhador, comemorado amanhã (1º), terá manifestação nas redes sociais em face da Covid-19. O evento, intitulado “Ato Unificado 1º de Maio”, utiliza o slogan “Saúde, emprego, renda e democracia” e tem como foco “um novo mundo é possível com solidariedade”.

 

Um dos organizadores, o sindicalista Marcos Gennari Mariano, diretor do SinproMinas/Regional de Uberaba, dirigente da CTB/Minas e articulador do Fórum dos Trabalhadores de Uberaba (FTU), diz que a mobilização conta com a adesão dos demais sindicatos, como Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central Sindical e Popular (CSP), Conlutas, Intersindical, Força Sindical, Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), entre outros. “Todos estão mobilizados para promover grande atividade via internet’, explica.

 

A proposta consiste em uma grande live pelo Dia Internacional do Trabalhador, com início às 10h, com intervenções das principais lideranças trabalhistas, além de apresentações culturais e de grandes artistas. Segundo Marcos Gennari, o ato virtual acontece em meio à “catástrofe” chamada coronavírus, porém, lembra que a classe trabalhadora tem perdido direitos trabalhistas ao longo dos últimos anos. “E a resposta que este governo [de Jair Bolsonaro] nos oferece é com mais martírio e sofrimento”, diz.

 

Um dos temas da pauta de discussão do ato virtual é a redução dos salários dos trabalhadores do setor privado, por meio da Medida Provisória nº 936. A mobilização também se posiciona em favor da ampliação da renda via Estado e municípios para trabalhadores informais. A “Live do Trabalhador” traz a campanha “Fique em casa”, em defesa da saúde. Os trabalhadores poderão acompanhar o evento por meio dos sites das centrais sindicais nos endereços eletrônicos ctb.org.br, cut.org.br, cspconlutas.org.br e fsindical.org.br.

 

Conforme Marcos Gennari, a pandemia traz a necessidade de se formar uma ampla unidade para enfrentar esta situação, levando em conta a defesa do emprego, renda e da democracia. O sindicalista também informa que os profissionais da imprensa serão homenageados, visto que, assim como os da saúde, estão integrados no combate ao coronavírus, “desempenhando um importante papel para a sociedade”. Em nível local, segundo ele, está sendo programada uma plenária virtual para a análise da atual conjuntura, para ocorrer nos dias seguintes à comemoração.

 

 

 

Fonte: JM On line

Palavra do Presidente

A Feprop foi constituída como resultado de uma pauta de compromissos assumidos no 1º congresso Nacional dos sindicatos dos Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos ocorrido em Junho de 2016, na ocasião, além da constituição de nossa Federação foi pont...

ler mais..

“Acordos chegam ao fim e lei que prorroga corte de salário aguarda sanção há uma semana”

julho 3rd, 2020 autor

Projeto permite recontratação de empregados demitidos durante calamidade pública

julho 2nd, 2020 autor

Pela primeira vez, Brasil tem mais desempregados do que empregados

julho 2nd, 2020 autor
FEPROP - CONTRATAÇÃO

Desemprego sobe para 12,9% em maio e país tem tombo recorde no número de ocupados

julho 1st, 2020 autor

Feprop- federação dos propagandistas e vendedores de produtos farmacêuticos do estado do Rio de Janeiro – CNPJ 27.219.338/0001-95
Rua Prefeito Moreira Neto, 81 sala 301 Centro – Macaé RJ CEP 27.913-090 - Tel: 22 2772-4850 / 21 97422-0769 (WhatsApp)