Centrais sindicais organizam atos virtuais para Dia do Trabalhador

Dia Internacional do Trabalhador, comemorado amanhã (1º), terá manifestação nas redes sociais em face da Covid-19. O evento, intitulado “Ato Unificado 1º de Maio”, utiliza o slogan “Saúde, emprego, renda e democracia” e tem como foco “um novo mundo é possível com solidariedade”.

 

Um dos organizadores, o sindicalista Marcos Gennari Mariano, diretor do SinproMinas/Regional de Uberaba, dirigente da CTB/Minas e articulador do Fórum dos Trabalhadores de Uberaba (FTU), diz que a mobilização conta com a adesão dos demais sindicatos, como Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central Sindical e Popular (CSP), Conlutas, Intersindical, Força Sindical, Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), entre outros. “Todos estão mobilizados para promover grande atividade via internet’, explica.

 

A proposta consiste em uma grande live pelo Dia Internacional do Trabalhador, com início às 10h, com intervenções das principais lideranças trabalhistas, além de apresentações culturais e de grandes artistas. Segundo Marcos Gennari, o ato virtual acontece em meio à “catástrofe” chamada coronavírus, porém, lembra que a classe trabalhadora tem perdido direitos trabalhistas ao longo dos últimos anos. “E a resposta que este governo [de Jair Bolsonaro] nos oferece é com mais martírio e sofrimento”, diz.

 

Um dos temas da pauta de discussão do ato virtual é a redução dos salários dos trabalhadores do setor privado, por meio da Medida Provisória nº 936. A mobilização também se posiciona em favor da ampliação da renda via Estado e municípios para trabalhadores informais. A “Live do Trabalhador” traz a campanha “Fique em casa”, em defesa da saúde. Os trabalhadores poderão acompanhar o evento por meio dos sites das centrais sindicais nos endereços eletrônicos ctb.org.br, cut.org.br, cspconlutas.org.br e fsindical.org.br.

 

Conforme Marcos Gennari, a pandemia traz a necessidade de se formar uma ampla unidade para enfrentar esta situação, levando em conta a defesa do emprego, renda e da democracia. O sindicalista também informa que os profissionais da imprensa serão homenageados, visto que, assim como os da saúde, estão integrados no combate ao coronavírus, “desempenhando um importante papel para a sociedade”. Em nível local, segundo ele, está sendo programada uma plenária virtual para a análise da atual conjuntura, para ocorrer nos dias seguintes à comemoração.

 

 

 

Fonte: JM On line

Palavra do Presidente

A Feprop foi constituída como resultado de uma pauta de compromissos assumidos no 1º congresso Nacional dos sindicatos dos Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos ocorrido em Junho de 2016, na ocasião, além da constituição de nossa Federação foi pont...

ler mais..

Reforma Trabalhista: TRT8 declara violação de princípios no sistema de tarifação

setembro 25th, 2020 autor

Força Sindical intensifica luta pela extensão do Auxilio Emergencial de R$ 600

setembro 25th, 2020 autor

Justiça do Trabalho deve priorizar ações de profissionais de saúde na pandemia, diz corregedor

setembro 24th, 2020 autor

Centrais sindicais reagirão à queda brutal do orçamento da fiscalização trabalhista no governo Bolsonaro

setembro 23rd, 2020 autor

Feprop- federação dos propagandistas e vendedores de produtos farmacêuticos do estado do Rio de Janeiro – CNPJ 27.219.338/0001-95
Rua Prefeito Moreira Neto, 81 sala 301 Centro – Macaé RJ CEP 27.913-090 - Tel: 22 2772-4850 / 21 97422-0769 (WhatsApp)