FEPROP - MP 936

Votação da Medida Provisória 936 será terça, informa e alerta consultor do Diap

“Estamos trabalhando com a tática do dado mínimo”, explica Marcos Verlaine, jornalista e consultor do Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. Na sexta, ele participou de live da Agência Sindical e conversou com o coordenador João Franzin. O governo, em sua avaliação, tem totais condições  e votos pra fazer a MP passar.

Uma vez votada no plenário da Câmara, a Medida segue para o Senado, onde a tramitação também deve ser rápida. “Há interesse do governo e do empresariado em que o conteúdo da MP 936 passe a vigorar o mais rápido possível”, avalia o consultor do Diap.

Além de propor melhorias na parte salarial e de valores da 936, Orlando Silva tentará reposicionar os Sindicatos nas negociações dos acordos coletivos que podem decidir pela redução de salário e jornada. Marcos Verlaine afirma: “O sindicalismo é imprescindível para proteger o trabalhador e evitar a imposição de acordos individuais pela empresa. O acordo individual, sem mediação sindical, significará a vontade unilateral do patrão”.

Comunicação – Jornalista, Verlaine chama atenção no sentido de que, durante a pandemia, se reforcem os instrumentos de comunicação. “Devido ao isolamento social, os Sindicatos não podem ir mais aos locais de trabalho e isso pode gerar distanciamento com a base. É preciso, portanto, explorar os novos meios de comunicação, as lives e outros recursos para falar com o trabalhador e levar orientação. Por exemplo, pra explicar que o acordo individual é lesivo”.

O consultor do Diap, além de atender as demandas impostas pela recessão e a pandemia, orienta que o sindicalismo trabalhe com perspectiva. “Haverá o dia seguinte ao surto de coronavírus, com altos custos. O capital vai querer transferir essa conta para os trabalhadores, com mais precarização das relações de trabalho. O movimento precisa olhar pra isso, seja nas ações sindicais, seja na atuação junto ao Congresso Nacional”, afirma. Para tanto, entidades como o Diap e o Dieese serão indispensáveis.

MAIS – Acesse aqui e assista à live desta sexta, dia 8

 

 

Fonte: Força Sindical

Palavra do Presidente

A Feprop foi constituída como resultado de uma pauta de compromissos assumidos no 1º congresso Nacional dos sindicatos dos Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos ocorrido em Junho de 2016, na ocasião, além da constituição de nossa Federação foi pont...

ler mais..

“Acordos chegam ao fim e lei que prorroga corte de salário aguarda sanção há uma semana”

julho 3rd, 2020 autor

Projeto permite recontratação de empregados demitidos durante calamidade pública

julho 2nd, 2020 autor

Pela primeira vez, Brasil tem mais desempregados do que empregados

julho 2nd, 2020 autor
FEPROP - CONTRATAÇÃO

Desemprego sobe para 12,9% em maio e país tem tombo recorde no número de ocupados

julho 1st, 2020 autor

Feprop- federação dos propagandistas e vendedores de produtos farmacêuticos do estado do Rio de Janeiro – CNPJ 27.219.338/0001-95
Rua Prefeito Moreira Neto, 81 sala 301 Centro – Macaé RJ CEP 27.913-090 - Tel: 22 2772-4850 / 21 97422-0769 (WhatsApp)