Evento em São Paulo discute a PEC 196

A Crivelli advogados realiza hoje (5) mesa redonda para discutir a Reforma Sindical, tendo como norte a PEC 196, do deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) que está tramitando no congresso e que trará mudanças significativas no movimento sindical brasileiro.

 

O advogado Ericson Crivelli falou sobre os dilemas e desafios apresentados pelo conteúdo da PEC 196. Um dos pontos abordados por Crivelli foi sobre os processos que estão parados chegando a 4 mil pedidos aguardando aprovação.

 

Jorge Armando Rodrigues, assessor da FUP, fala sobre as transformações do mundo no âmbito da sociedade e do trabalho. Ele diz: “O capitalismo não vai se desindustrializar, mas não dependerá mais das massas”. Para ele as empresas não dependerão mais dos trabalhadores para manter suas produções. Essa é a grande transformação do mundo do trabalho atual.

 

“A luta dos petroleiros que estão em greve hoje, não estão lutando pelas reservas naturais de petróleo, mas para não ocorrer a desindustrialização”, falou Jorge.

 

A PEC 196 surge como possibilidade de reconstrução do movimento sindical no momento de mudanças dentro da sociedade.

 

Outro assunto tratado no debate foi sobre o financiamento sindical abordado pelo procurador aposentado Nei Viana Costa Pinto. Ele ressalta que a PEC 196 não versa sobre o modelo de financiamento dos sindicatos e indaga sobre o que o movimento de fato quer sobre um modelo para o financiamento.

 

Para manter um financiamento sindical os sindicatos podem, por meio das assembleias, definirem junto com os trabalhadores como será o modelo de financiamento da entidade sindical.

 

“O imposto sindical foi primordial para o movimento sindical, pois o Brasil tem os índices mais baixos de sindicalização e com este novo cenário em que a contribuição sindical se tornou facultativo trouxe um cenário terrível para o sindicalismo”, falou o procurador.

 

Este texto terá novas atualizações

 

 

Fonte:  Mundo Sindical

Palavra do Presidente

A Feprop foi constituída como resultado de uma pauta de compromissos assumidos no 1º congresso Nacional dos sindicatos dos Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos ocorrido em Junho de 2016, na ocasião, além da constituição de nossa Federação foi pont...

ler mais..

Nota de pesar

setembro 28th, 2022 autor

SINPRONIG recebe Registro Sindical

setembro 19th, 2022 autor

NOTA DE ESCLARECIMENTO

setembro 2nd, 2022 autor

Sindicatos Finalizam 1ª rodada de pagamentos aos Colegas do Aché no ACT com FEPROP

junho 2nd, 2022 autor

Feprop- federação dos propagandistas e vendedores de produtos farmacêuticos do estado do Rio de Janeiro – CNPJ 27.219.338/0001-95
Rua Prefeito Moreira Neto, 81 sala 301 Centro – Macaé RJ CEP 27.913-090 - Tel: 22 2772-4850 / 21 97422-0769 (WhatsApp)