FEPROP

Estamos em Manutenção!

Desculpa o transtorno!

Notícias

Síndrome de Burnout

        Janeiro é o mês dedicado ao combate e cuidado à saúde mental, e a síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes, que MUITO atinge os trabalhadores. Passe para o lado e fique por dentro dos principais sintomas e lembre-se: se cuide!

Produção: Mylena Campos.

29 de Janeiro: Dia da Visibilidade Trans

         Você sabia que hoje, dia 29 de Janeiro, é comemorado o Dia da Visibilidade Trans. E porque isso é tão importante? Apesar de nos últimos anos termos assistido conquistas importantes no campo dos direitos da população trans, diariamente surgem denúncias que revelam um crescente quadro de violência e discriminação, que submetem uma parcela da nossa população a situações constantes de risco e violação de direitos. E é por isso que a FeProp repudia qualquer tipo de ato agressivo seja físico ou psicológico a pessoas à qualquer tipo de pessoa, sendo trans ou não.

         Aqui, na FeProp, buscamos pela igualdade e a educação é uma das palavras chaves para que isso aconteça!

Produção: Mylena Campos.

Feliz Aniversário Alvarim Cândido, presidente do SindProVen!

        Hoje é aniversário do nosso querido Alvarim Cândido, presidente do @sindproven.tr . Desejamos que dias como estes se multipliquem, que seus dias sejam REPLETOS de alegria e união. A FeProp agradece a parceria e a confiança. Feliz aniversário!

Produção: Mylena Campos.

24 de Janeiro: Dia Nacional do Aposentado!

        Celebramos o dia de hoje com profundo respeito e gratidão por todas as colaborações que vocês deixaram ao longo dos anos. A aposentadoria é um merecido capítulo de descanso e reflexão. Felicidades!

Produção: Mylena Campos.

Seguro-Desemprego tem nova tabela com novos valores para 2024

        A tabela anual com as regras para calcular o seguro-desemprego foi atualizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em 2024, os trabalhadores que têm direito ao benefício vão receber entre R$ 1.412 e R$ 2.313,74.

         Os novos valores foram estipulados com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 3,71% em 2023, e no último reajuste do salário-mínimo. Eles passaram a valer na última quinta-feira (11).

➡️ Veja, na tabela ao lado , como fazer o cálculo do seguro-desemprego em 2024 a partir do salário médio que o trabalhador recebia. O salário médio é a soma da remuneração dos últimos três meses anteriores à demissão dividida por três.

Produção: Mylena Campos.

20 de Janeiro: Dia do Farmacêutico!

        Quando não dá para prevenir, é melhor remediar. Vamos agradecer e celebrar o dia dos profissionais que cuidam da nossa saúde com tanto carinho e dedicação. Parabéns e um feliz Dia do Farmacêutico!

Produção: Mylena Campos.

18 de Janeiro: Dia Internacional do Riso!

        Você sabia que hoje é dia mundial do riso? Este dia pretende chamar a atenção para a importância do riso, um comportamento humano que proporciona bem-estar. Então eis o desafio: marque nos comentários pessoas que te fazem dar aquela boooa gargalhada!! 😃😃  

Produção: Mylena Campos.

Sinpromita se filia à Força Sindical do Estado do Rio de Janeiro

      Aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), a filiação do @sinpromita, sindicato que já é filiado a FeProp, á Força Sindical do Estado do Rio de Janeiro. O evento reuniu alguns companheiros e dirigentes sindicais, incluindo o também presidente da FeProp, Marcelo Oliveira, que, em seu discurso, frisou a importância da união e da diversidade. Além da diretoria do Sinpromita, que também esteve presente. Deixamos aqui nosso parabéns ao Sinpromita por este grande passo na sua trajetória!

Produção: Mylena Campos.

Lula sanciona lei que alerta sobre substâncias de doping em bulas

        A nova regra, aprovada pelo Congresso em dezembro do ano passado, altera a Lei 6.360, de 23 de setembro de 1976, que dispõe sobre a Vigilância Sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos. “Os medicamentos que contenham substâncias proibidas pelo Código Mundial Antidopagem deverão trazer obrigatoriamente alerta com essa informação nos rótulos, nas bulas e nos materiais destinados a propaganda e publicidade, na forma do regulamento”, diz a Lei.

Produção: Mylena Campos.

ASSISTA! Cerimônia de posse da diretoria 2023/2028 do Sinpospetro Niterói e Região

 

O presidente da FeProp e do Sinpromita, Marcelo Oliveira, participou da cerimônia de posse da diretoria 2023/2028 do Sinpospetro Niterói e Região, que ocorreu em dezembro. Em seu discurso, enquanto entregava a credencial para o mais novo diretor Hayres Muniz, ele frisou a importância da diversidade no mundo sindical. Assista o discurso!

Produção: Mylena Campos.

2024! Feliz Ano Novo!

          A FeProp deixa aqui o seu muito obrigado a todos os nossos colaboradores, afiliados e amigos. Que este ano de 2024, traga muifo mais vitórias para todos os Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos, não só no Estado do Rio de Janeiro, mas também do Brasil! Feliz Ano Novo!

Produção: Mylena Campos.

Feliz Aniversário Marcelo Oliveira, presidente do FeProp!

        Hoje é aniversário do presidente da FeProp e do Sinpromita, Marcelo Oliveira! Desejamos que esta nova primavera seja repleta de flores que desabrochem e que, quando venham a florescer, floresça amor, saúde, união, paz, e principalmente vitórias no mundo sindical.

       Obrigado pelo companheirismo presidente Marcelo! Esperamos que o seu dia seja tão especial quanto você é para todos nós. Que o sol, as luas e as estrelas brilhem cada dia mais por você.

Produção: Mylena Campos.

Feliz Natal!

          A FeProp deseja a todos os nossos filiados, colaboradores (as) e amigos (as), um Feliz Natal! Que o espírito do nosso grande aniversariante, Jesus, esteja conosco! Um feliz natal! ♥️

Produção: Mylena Campos.

#TBT: Gravação do primeiro episódio do Podcast “Papo de Propagandista”

        Nosso #tbt de hoje vai para a gravação do primeiro episódio do Podcast “Papo de Propagandista”, idealizado pelo presidente da FeProp, Marcelo Oliveira, com a participação do nosso querido Dr. Alexsandro Santos. No ano que vem, a federação vem com mais inovação para a categoria! Fique ligado, porque 2024 é logo ali!

          Ah, e caso você não tenha assistido o podcast ainda, ele está disponível no nosso canal do YouTube: https://youtu.be/iovtIM_gtBs?si=dkvzKYen9wufwiZ2

Produção: Mylena Campos.

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga hoje, veja o que fazer se não receber

        Termina nesta quarta-feira (20) o prazo para o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário. A esperada grana extra de todo fim de ano agora vem com descontos de Imposto de Renda e de INSS. Bom lembrar que o prazo para receber a primeira parcela se encerrou em 30 de novembro.

       Tem direito a receber o décimo terceiro todo trabalhador com carteira assinada. Deve ser pago o equivalente a um mês de salário líquido — ou seja, o dinheiro que de fato recebe, descontando Imposto de Renda e INSS — caso tenha trabalhado na empresa durante o ano inteiro, ou a um valor proporcional aos meses trabalhados.

Produção: Mylena Campos.

Novo processo seletivo da EMS oferta 150 vagas para Propagandistas no Brasil

      A indústria farmacêutica EMS está com inscrições abertas no processo seletivo para vagas de propagandista vendedores. Há vagas de emprego para propagandistas em diversos estados e regiões.

           Para concorrer o candidato deve ter formação na área de biológicas, exatas e humanas.

         As vagas também são destinadas para pessoas com deficiência (PCD). Os requisitos são: Superior Bacharelado Completo nas área de Exatas, Humanas ou Biológicas;
Pós Graduação (Cursando ou Completo); Pacote Office Intermediário; Possuir CNH B ou superior; Disponibilidade para viagens.

           O link da candidatura: https://ems.gupy.io/jobs/6080782

Produção: Mylena Campos.

Marcelo Oliveira participa da cerimônia de posse do SINPOSPETRO NITERÓI E REGIÃO

         Marcelo Oliveira, presidente da FeProp, participou ontem (10), da festa de comemoração dos 10 anos do SINPOSPETRO NITERÓI E REGIÃO. No evento, também ocorreu a cerimônia de posse da Diretoria 2023/2028, na qual Marcelo teve a honra de participar realizando a entrega da credencial de posse ao mais novo diretor Hayres Muniz.

       “Agradeço pelo convite e parabenizo ao Dr. Alex e toda sua diretoria neste novo mandato. Me sinto honrado de participar desse momento, representando a diversidade e entregar essa credencial para alguém que também é especial, militante, e que também representa toda essa diversidade.” Disse o presidente da FeProp e também do SINPROMITA em seu discurso.

         Desejamos sucesso não só para o nosso companheiro Hayres, mas também para toda a diretoria e funcionários do SINPOSPETRO NITERÓI E REGIÃO. Que esse seja um mandato com muitas vitórias em prol do trabalhador. Parabéns!

Produção: Mylena Campos.

10 de Dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos

          “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.”

       A icônica frase de abertura da Declaração Universal dos Direitos do Homem é tão importante hoje como quando foi adotada há 75 anos. Que neste dia possamos refletir e continuar lutando para que não só nossos direitos, mas também de todos ao nosso redor sejam respeitados.

Produção: Mylena Campos.

SINPRONIG agita Nova Iguaçu com confraternização dos Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos

         O mês de dezembro é um mês em que a gratidão exala. Principalmente a gratidão de estarmos juntos mais um ano. Por isso, o SINPRONIG realizou uma linda festa de confraternização com os Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos de Nova Iguaçu, na última sexta-feira (8). Marcelo Oliveira, presidente da FeProp, marcou presença na comemoração que contou com cerca de 200 propagandistas, além da diretoria do SINPRONIG.

         A comemoração contou também com o sorteio de duas televisões, oferecidas pela DrogasMil e pela Drogaria Venâncio.

         O presidente Marcelo também aproveitou sua presença no evento para deixar umas palavras para os trabalhadores presentes, frisando a importância da união da categoria.

Produção: Mylena Campos.

Reunião com o Procurador Dr. Jefferson Luiz para apresentação de demandas e pautas dos propagandistas

    Depois da reunião online com os presidentes dos sindicatos dos Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos, Marcelo Oliveira, presidente da FeProp, foi até o Ministério Público do Trabalho de Niterói, onde se encontrou com o Procurador Dr. Jefferson Luiz Maciel para a reivindicação de pautas que foram selecionadas no encontro online.

O presidente da FeProp também convidou o presidente do SINPROVIRT (Propagandistas de Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Tanguá, Silva Jardim e Casimiro de Abreu) Leandro, e o Dr. Alexsandro Santos para acompanharem o encontro, onde foram expostos também as pautas e demandas dos Propagandistas.

Produção: Mylena Campos.

Reunião online com os dirigentes dos sindicatos de Propragandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos, para unificação de pauta

      O presidente da FeProp participou, na manhã da última quarta-feira (6), de uma reunião com os presidentes dos sindicatos filiados a FeProp, para a definição e unificação de pautas da Convenção Coletiva FeProp/SINDROMED e FeProp/SINFAR. A definição e a apresentação da pauta unificada torna a categoria mais forte, pois, juntos conseguimos ir muito mais além do que sozinhos.

Produção: Mylena Campos.

Feliz Aniversário Carlos Martins, presidente do SINPRONIG!

      Hoje nosso feliz aniversário vai especialmente para Carlos Martins, presidente do SINPRONIG. Desejamos muitas felicidades e expressamos aqui a nossa gratidão pela sua vida e parceria. Que esses dias se multipliquem cada vez mais! Feliz aniversário!

Produção: Mylena Campos.

SINDIPROFI realiza o 12º ENCONTRO DOS PROPAGANDISTAS

    O SINDIPROFI, sindicato dos Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos de Nova Friburgo, filiado a FeProp, irá realizar o 12º ENCONTRO DOS PROPAGANDISTAS. O evento ocorre na próxima quinta-feira, no Caledônia Montanha Clube, localizado na Rua Joaquim José da Silva, 850, Nova Friburgo, RJ. O valor do ingresso é R$60,00 para quem efetuar o pagamento até hoje (4). A partir de amanhã, o valor passa a ser de R$100. Os ingressos podem ser comprados com a diretoria do SINDIPROFI.

     Desejamos muita diversão e alegria nessa linda festa que irá ocorrer. Não perca a oportunidade de participar!

Produção: Mylena Campos.

SINDIPROFI realiza o 12º encontro dos Propagandistas

        O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado hoje, 3 de dezembro, foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de promover a conscientização e o desenvolvimento de ações que garantam os direitos dessa parcela significativa da população.

         A FeProp frisa que é necessário ressaltar neste dia tão importante que a inclusão é um direito básico de todo ser humano, que não só deve ser respeitado, mas também realizado por toda a sociedade. Ter uma deficiência não faz alguém ser menos digno ou menos humano. Por isso, respeite, inclua e reflita!

Produção: Mylena Campos.

Parabéns SINPRONIG!

        Hoje (1), o SINPRONIG, Sindicato dos Propagandistas, Propagandistas Vendedores e Vendedores de Produtos Farmacêuticos de Nova Iguaçu, filiado a FeProp, completa 5 anos desde a sua fundação. Deixamos aqui o nosso muito obrigado pela parceria além do desejo de que esses anos se multipliquem cada vez mais. Continuamos juntos em prol dos trabalhadores! Parabéns!

Produção: Mylena Campos.

01 de Dezembro: Dia Mundial da luta contra a AIDS

     Dezembro é conhecido mundialmente pela cor vermelha, mas é muito mais do que apenas simbolizando o natal, também é o mês dedicado a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Hoje, dia primeiro de dezembro, é o Dia Mundial contra a AIDS.

           A FeProp entende a importância não só da prevenção, mas também da informação e da assistência as pessoas que já possuem a doença. Sabemos que neste mundo recheado de discriminações, a informação é uma das ferramentas que podemos usar para combater o preconceito, e também, para até mesmo, salvar vidas.

          Além disso, uma cláusula na CCT dos Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos frisa à importância da assistência ao empregado portador da doença.

Produção: Mylena Campos.

Natal Solidário!

          O SINDIPROSERRA, sindicato filiado a FeProp, está realizando uma ação de natal muito importante: o recolhimento de brinquedos. Para participar, basta se dirigir até a sede do sindicato e deixar sua doação!

          Vamos fazer o bem??

Produção: Mylena Campos.

20 de Novembro: Dia da Consciência Negra

    A discriminação racial persiste em nossa sociedade, e a Consciência Negra nos lembra da importância de combatê-la, além de ser um momento para reconhecer as contribuições dos afrodescendentes para a história e cultura do Brasil, afinal, a valorização da identidade afro-brasileira é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Produção: Mylena Campos.

18 de Novembro: Dia Nacional de COMBATE AO RACISMO!

        Dia 18 de novembro é o dia Nacional de Combate ao Racismo. Todos nós sabemos que o racismo ocorre todos os dias não só no Brasil como no mundo, então, combatê-lo diariamente se faz cada dia mais necessário. Que a cada dia que passe, a sociedade possa entender que todos merecem respeito, independente de raça!

Produção: Mylena Campos.

FeProp conquista a CCT 2023/2024 dos Vendedores de Produtos Farmacêuticos

        Desde seu início, a FeProp sempre frisou que é uma federação baseada na união e na força, e que, sem ela, não chegaríamos a lugar algum. E como uma boa federação, ela é baseada na luta, e na luta das categorias que representa. Graças a luta árdua e diária, comemoramos uma vitória para a categoria dos Vendedores de Produtos Farmacêuticos: a Convenção Coletiva 2023/2024, exclusiva para os sindicatos filiados à FeProp, negociada com o SINDROMERD, homologada em outubro.

          Isso é apenas o começo de grandes coisas que ainda estão por vir. Esse é o começo do sindicalismo do futuro!

Produção: Mylena Campos.

15.11:Dia da Proclamação da República

          Neste Dia da República, reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa. A República é a afirmação de que o poder emana do povo e é exercido para o bem de todos.

Produção: Mylena Campos.

Conheça 3 direitos dos trabalhadores com Câncer

 

O trabalhador que está enfrentando um câncer já está sofrendo com uma situação extremamente delicada e difícil, portanto, não é justo que o empregado também sofra no trabalho em razão de sua doença. Dessa forma, a legislação protege os direitos dos trabalhadores que, infelizmente, estão enfrentando o câncer. Por outro lado, os direitos trabalhistas de quem tem câncer não são amplamente divulgados.

Nesse post, em homenagem ao Novembro Azul, vamos contar os principais direitos trabalhistas de empregados que têm câncer, para que você não saiba identificar se a empresa está agindo conforme a lei ou não. 

Confira:

Produção: Mylena Campos.

Farmacêutica é condenada por assédio a Dirigente Sindical Propagandista

 

A Libbs Farmacêutica Ltda. foi condenada a pagar uma indenização a um propagandista de João Pessoa (PB), que alegou ter sido vítima de assédio após assumir um cargo de dirigente sindical. A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve a condenação, embora tenha reduzido o valor da reparação de R$ 200 mil para R$100 mil.
O caso teve início quando o trabalhador, admitido em 2007, tornou-se membro da diretoria do sindicato da categoria em outubro de 2010. De acordo com o relato do dirigente, foi a partir desse momento que começou a sofrer assédio moral por parte da empresa.

        Ele alegou que o gerente distrital orientou seus colegas a evitá-lo e que sua promoção foi “congelada”, com suas avaliações paralisadas. A situação teria se agravado em 2014, quando foi transferido para um setor de viagens. Segundo o seu depoimento, esse setor era frequentemente usado como uma forma de punição para aqueles que assumiam cargos em entidades representativas de classe e adquiriam estabilidade provisória.

*Com informações de juristas.com.br 

Produção: Mylena Campos.

Presidente da FeProp participa da apuração da eleição sindical do SINPOSPETRO Niterói e região

        O presidente da FeProp, Marcelo Oliveira, participou na última quinta-feira (9) da apuração da Eleição Sindical do SINPOSPETRO NITERÓI E REGIÃO, onde a diretoria foi reeleita com 87% dos votos.

        Marcelo agradeceu o convite e frisou a importância da união no mundo do sindicalismo, mesmo se tratando de categorias diferentes. Desejamos muitas vitórias e muito sucesso para o SINPOSPETRO NITERÓI E REGIÃO neste novo mandato. Parabéns!

Produção: Mylena Campos.

ASSISTA! Entrevista com o Sandra Castillo, que acompanha a FeProp desde seu início!

 

No início do nosso seminário, batemos um papo com Sandra Castillo, que acompanha a FeProp desde seu início. Ela compartilhou suas expectativas relacionadas ao seminário. Como também, Luciane de Amorim, que ajudou nos preparativos deixou uma mensagem sobre a nova FeProp e os projetos para o novo ano.

Produção: Mylena Campos.

ASSISTA! Entrevista com o Robson Nunes do SINPRONORTE

 

Robson Nunes, do SINPRONORTE, deixou algumas considerações sobre as palestras realizadas no Seminário FeProp 2023. Além de comentar os benefícios do seminário que vão além do conhecimento: o reencontro com os companheiros e companheiras de longa data.

Produção: Mylena Campos.

Você sabia? A FeProp possui um canal EXCLUSIVO para dúvidas e denúncias!

 

A FeProp entende a importância de ser uma federação transparente, e também, de ser uma federação que toma à frente quando recebe algum tipo de denúncia. Por isso, criamos um e-mail destinado a essas duas funções: duvidasedenunicas@feprop.org.br

          E fique tranquilo (a), o anonimato é garantido!

Produção: Mylena Campos.

ASSISTA! Entrevista com o Presidente Marcelo Laginestra do SINDIPROFRI

 

O SINPRMarcelo Laginestra, presidente do SINDIPROFRI, compartilhou com a FeProp suas opiniões sobre o seminário. Além de parabenizar Marcelo Oliveira, presidente da entidade, sobre o evento e o conhecimento que o mesmo estava gerando.

Produção: Mylena Campos.

JUNTOS. CONSTRUINDO O SINDICALISMO DO FUTURO!

 

No final do Seminário FeProp 2023, todos os participantes se reuniram para se confraternizar, levando ao pé da letra o tema escolhido para este ano “Juntos. Construindo o sindicalismo do futuro!”, afinal, juntos, além de mais fortes, iremos ir além!

Produção: Mylena Campos.

ASSISTA! Entrevista com o Presidente Alvarin Cândido do SINDPROVEN

 

Alvarin Cândido, presidente do SINDPROVEN, bateu um papo com a FeProp sobre o seminário e os desafios que as redes sociais trazem para os dias atuais. Além disso, deixou uma mensagem importante sobre a adaptação do mundo sindical à atualidade.

Produção: Mylena Campos.

Juiz do Trabalho Marcel da Costa incentiva e defende o diálogo entre os magistrados e sindicatos.

 

O Juíz do trabalho Marcel da Costa Roman, frisou em sua palestra a importância do diálogo entre os magistrados e os sindicatos, e reforçou que o Brasil vive um momento de incerteza e insegurança no mercado de trabalho, o que torna a comunicação essencial neste período.

   A palestra completa está disponível no YouTube: https://youtu.be/vcbpIvgWhGs?feature=shared

Alex Bolsas reforça a importância da comunicação entre os sindicatos e o Estado!

 

O Superintendente do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, Alex Bolsas, começou sua palestra apresentando a função do Superintendente do Trabalho, cargo que, até então, estava extinto no antigo governo. Em sua palestra, ele explicou o que faz o Ministério do Trabalho e a sua relação com os sindicatos, ressaltando a importância do diálogo e da comunicação entre o patrão e o trabalhador, tendo um órgão público como intermediador.

        A palestra está disponível na íntegra no nosso canal do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=HH3NK9BAMVA

Produção: Mylena Campos.

ASSISTA! Entrevista com o Presidente Luiz Mattos do SINDIPROSERRA

 

Luiz Mattos, presidente do SINDIPROSERRA, também compareceu ao Seminário FeProp 2023. Em sua entrevista, ele frisou o conhecimento e o aprendizado que o evento estava gerando em seus participantes.

Produção: Mylena Campos.

ASSISTA! Palestra com o Superintendente do Trabalho, Alex Bolsas

 

O Superintendente do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, Alex Bolsas, começou sua palestra apresentando a função do Superintendente do Trabalho, cargo que, até então, estava extinto no antigo governo. Em sua palestra, ele explicou o que faz o Ministério do Trabalho e a sua relação com os sindicatos, ressaltando a importância do diálogo e da comunicação entre o patrão e o trabalhador, tendo um órgão público como intermediador.

Produção: Mylena Campos.

ASSISTA! Entrevista com o Presidente Carlos Martins do SINPRONIG​

 

O SINPRONIG, Sindicato dos Propagandistas de Nova Iguaçu, também esteve presente no Seminário FeProp 2023. O presidente Carlos Martins, que enfrentou a chuva para chegar ao evento, compartilhou suas expectativas e o que estava absorvendo do evento até então.

Produção: Mylena Campos.

ASSISTA! Entrevista com o Superintendente do Trabalho, Alex Bolsas

 

O Superintendente do Trabalho, Alex Bolsas, foi um dos palestrantes do Seminário FeProp 2023. Em sua palestra, ele frisou a importância do diálogo entre o sindicato e o estado. Assista!

Produção: Mylena Campos.

"Sem sindicato não há cidadania" - Desembargador Leonardo Dias Borges

 

O Desembargador Leonardo Dias Borges foi o primeiro palestrante do Seminário FeProp 2023. Em sua palestra, ele, que também é professor universitário, frisou a importância da comunicação com os mais jovens, através das redes sociais, já que estamos em uma era digital. Além disso, o desembargador deu dicas preciosas para os sindicatos avançarem cada dia mais, com uma palestra leve e descontraída.

Assista na íntegra no nosso canal do YouTube, através do link: https://youtu.be/kgs5IQtDt4s?feature=shared

Produção: Mylena Campos.

ASSISTA! A abertura do Seminário Feprop 2023: "Juntos. Construindo o sindicalismo do futuro!"

 

A abertura do Seminário Feprop 2023: “Juntos. Construindo o sindicalismo do futuro!”, contou com a apresentação do Dr. Alexsandro Santos, e da formação da mesa solene de abertura, com Carlos Martins, presidente do SINPRONIG, Alvarin Cândido, presidente do SINDPROVEN, Luiz Mattos, presidente do SINDIPROSERRA, Marcelo Laginestra, presidente do SINDIPROFRI, representando a força da mulher Propagandista, Flávia Fonseca, do SINPRONIG, Carlos Fidalgo, presidente da Força Sindical do Rio de Janeiro, o presidente da FeProp, Marcelo Oliveira, Dr. Marcel da Costa Roman, representando a Associação de Juízes do Trabalho e o Desembargador Leonardo Dias Borges.

Na mesa de abertura, os convidados agradeceram o convite e reforçaram a animação em relação à nova gestão da FeProp. Além disso, frisaram o quanto o conhecimento é essencial e o quanto estavam ansiosos para adquirir mais dele no seminário, ressaltando a importância da inovação que o presidente da FeProp, Marcelo Oliveira, tem apresentado.

Ainda na abertura, Marcelo Oliveira, em sua primeira aparição pública desde que assumiu o cargo, agradeceu a presença de todos os participantes do congresso, que teve um quórum de 100%. Além de contar um pouco da sua trajetória como propagandista e no mundo sindical, frisando a importância da atualização da categoria, principalmente em relação às redes sociais.

Produção: Mylena Campos.

ASSISTA! Entrevista com Desembargador Leonardo Dias Borges

 

  O Desembargador Leonardo Dias Borges foi um dos palestrantes do Seminário FeProp 2023, que teve como tema: “Juntos. Construindo o sindicalismo do futuro!”. Na entrevista, ele diz suas expectativas sobre o evento e compartilha alguns ensinamentos que obteve ao decorrer dos anos. Assista!

A palestra que o Juiz do Trabalho Marcel da Costa Roman concedeu no Seminário Feprop 2023 é destaque no site amatra1.org.br. Na matéria, foi destacado que o evento foi organizado com o objetivo de promover o diálogo entre entidades sindicais e as instituições fundamentais na garantia dos direitos dos trabalhadores, como a Justiça do Trabalho, o Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho.

Para conferir a matéria completa, é só clicar no link ao lado: https://www.amatra1.org.br/noticias/?marcel-roman-defende-em-palestra-dialogo-entre-magistrados-e-sindicatos

Produção: Mylena Campos.

Seminário FEPROP é destaque no site AMATRA1!

 

A palestra que o Juiz do Trabalho Marcel da Costa Roman concedeu no Seminário Feprop 2023 é destaque no site amatra1.org.br. Na matéria, foi destacado que o evento foi organizado com o objetivo de promover o diálogo entre entidades sindicais e as instituições fundamentais na garantia dos direitos dos trabalhadores, como a Justiça do Trabalho, o Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho.

Para conferir a matéria completa, é só clicar no link ao lado: https://www.amatra1.org.br/noticias/?marcel-roman-defende-em-palestra-dialogo-entre-magistrados-e-sindicatos

Produção: Mylena Campos.

Entrevista com Presidente Marcelo Oliveira

  Neste vídeo, a jornalista Mylena Campos entrevista Marcelo Oliveira, presidente da FeProp, sobre as expectativas e os maiores desafios enfrentados para o seminário. Assista!

Produção: Mylena Campos.

Seminário: JUNTOS CONSTRUINDO O SINDICALISMO DO FUTURO!

 

Aconteceu na última quinta-feira (27) o Seminário FeProp, que teve como tema “Juntos. Construindo o sindicalismo do futuro!”, organizado pela Federação dos Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro. O evento foi a estreia oficial do novo presidente da federação, Marcelo Oliveira, que assumiu o cargo através de uma assembleia, em setembro.

O evento contou com palestrantes renomados, que, a convite do presidente da FeProp, trouxeram mais conhecimento não só sobre o sindicalismo, mas também sobre termos jurídicos e a importância das redes sociais. Cerca de 100 sindicalistas compareceram no evento, divididos entre dirigentes, diretores e convidados, mesmo com a forte chuva que atingiu o Rio de Janeiro. “Não houve uma falta. Mesmo com a chuva, as pessoas chegaram, e estão obtendo mais conhecimento sobre o mundo sindical, e isso é gratificante.” Disse Marcelo Oliveira.

Produção: Mylena Campos.

FeProp – POSSE DO NOVO PRESIDENTE

 

Informamos a toda a classe de propagandistas e vendedores de produtos farmacêuticos que a FeProp tem um novo presidente.

Ocorreu ontem, dia 12/09/2023, a Assembleia Geral Extraordinária, onde o então Segundo Vice Presidente, Marcelo Alves Oliveira, foi eleito o novo presidente da instituição.

Marcelo é propagandista, tem 46 anos de idade e 20 anos de experiência na Indústria Farmacêutica, em empresas como: Marjan, Eurofarma e Momenta Farmacêutica. Marcelo também é o atual presidente do SINPROMITA (Sindicato dos Propagandistas de Itaguaí, Mesquita, Angra dos Reis, Seropédica, Mangaratiba e Paraty).

Em seu discurso de posse, Marcelo destacou:

Assumo o cargo com grandes desafios e o compromisso de manter a união dos sindicatos filiados, buscando um diálogo para unificação do Estado do Rio de Janeiro, defendendo a representatividade dos sindicatos federados a FeProp, assim como a busca por negociações com empresas para o cumprimento de nossa CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) do Rio Janeiro, com foco nos interesses de nossa categoria.

Tudo isto pautado em valores imprescindíveis para uma federação forte e respeitada como a FeProp. Valores estes como ética, transparência, credibilidade, confiabilidade, estratégia e diálogo.

Para construirmos uma FeProp cada vez mais forte e respeitada, preciso da ajuda e apoio de cada um de vocês, principalmente em acreditar que é possível, assim como eu acredito – Marcelo Alves Oliveira – Presidente FeProp”.

Como categoria e Diretoria da Feprop, desejamos sucesso ao Presidente Marcelo nessa nova etapa e mais uma vez assumimos o compromisso de juntos, continuarmos na construção de uma federação forte, representativa e atuante!

Produção: Angelo da Silva Pinto.

Curso de Homologação FEPROP – capacitação para os Sindicatos Federados

 

Nessa segunda feira (dia 14/08/2023) aconteceu na Sede da FEPROP na Gamboa no Rio de Janeiro, o Curso de capacitação sobre homologação, para os diretores de todos os Sindicatos Federados a instituição.

O Presidente da FEPROP Admilson Lourenço abriu a sessão destacando a importância da atualização e capacitação contínua dos diretores sindicais, para que dessa forma a representação e suporte a categoria seja um serviço sempre de excelência. O Diretor Vice-Presidente Marcelo Oliveira ressaltou que esse é o primeiro curso de uma série que estão programados. Participaram também da organização desse importante evento, a Diretora Secretária Geral Renata Castilho, a Diretora Tesoureira Giovana Menezes e a Diretora Luciane de Amorim.

O Curso foi ministrado por Alexsandro Diniz – Vice-Presidente da CNTQ.

Diretores participantes por sindicato federado

SINDPROVEN: Aline Pereira e Marcos Vinicius;

SINPRONIG: Gustavo Amanbahy e Arilene Alves e Giovana Menezes;

SINDIPROSERRA: Alessandra Marçal e Vagner Moreira;

SINPROMITA: Marcelo Alves e Bruno de Carvalho;

SINDIPROFI: Cláudio Gama, Alexandre Brantes e Júlio César;

SINPROMAR: Flávia Cristina Santos, Maycon Ribeiro, Aline Brum e Alexandre Alves;

SINPRONORTE: Pedro Bello;

SINPROSULF: Sandra Marilene e Admilson Lourenço;

SINPROLAGOS: Jorge Luiz e Marcelo José.

Abaixo alguns depoimentos dos participantes sobre o curso:

“Bem dinâmico e organizado.”

“Sala bem estruturada e ambiente acolhedor.”

“Muito bem elaborado, bem resumido, mas bastante claro e objetivo.”

“Todo o material feito com muita competência e dedicação.”

“Em curto espaço o de tempo, abordamos várias situações na prática”

“Muito conhecimento e didática impecável”

 

A diretoria da FEPROP agradece a participação ativa de todos os diretores que estiveram presentes ao Curso de Homologação e também a todos os Sindicatos Federados por todo o apoio e colaboração.

Produção: Angelo da Silva Pinto.

FEPROP participa de protesto contra a alta dos juros no Centro Rio

 

As elevadas taxas de juros impedem o crescimento econômico do país e a distribuição de renda. Para lutar contra a ganância dos especuladores do mercado financeiro, a FEPROP participou nesta terça-feira (20/06/2023), de uma manifestação em frente ao edifício do Banco Central, no Centro do Rio de Janeiro.   

Alexsandro Diniz, Presidente da FEPROP, criticou a política neoliberal, de extrema-direita, que retira recursos dos mais pobres em benefício dos mais ricos. Ele disse que os brasileiros elegeram um governo que trabalha para o povo e não para o mercado financeiro. “A classe trabalhadora precisa se unir mais uma vez para diminuir os juros e o país voltar a crescer. O Banco Central precisa estar alinhado às necessidades do povo brasileiro e não com o mercado financeiro”, frisou ele.

Em todo o país, lideranças sindicais e de movimentos sociais protestaram contra a alta dos juros do Banco Central. As manifestações seguem até o dia 2 de julho.

Continuamos na luta pela nossa categoria e por um Brasil melhor.

Produção: Angelo da Silva Pinto.

Reunião Administrativa Feprop – 25/05/2023

 

 No dia 25/05/2023 às 10h na sede da entidade na Gamboa no RJ, foi realizada a reunião administrativa plenária geral da FEPROP, o objetivo deste encontro foi a apresentação dos trabalhos da federação e o alinhamento das ações presentes e futuras.

 Para compor a mesa de trabalho com o Presidente Alexsandro Diniz, foram convidados a companheira Renata – Secretária Geral da FEPROP e o Vice Presidente – Admilson Lourenço.

  Todos os sindicatos filiados e diretores da Federação foram convocados para esse importante encontro, o Presidente Diniz abriu a plenária ressaltando que uma boa negociação não se faz da noite para o dia e que precisamos valorizar todas as conquistas da nossa CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e no campo cada diretor dos sindicatos   filiados e da federação, pois precisamos transmitirmos para toda a categoria as conquistas das nossas instituições, reforçando cada ponto importante da CCT.

  Na oportunidade foram distribuídas 100 cópias da CCT para cada sindicato filiado, para que no campo possamos fazer o corpo a corpo com os propagandistas e vendedores de nossa categoria. 

  Dando sequencia na reunião, cada Diretoria teve a oportunidade de destacar os trbalhos realizados e o Vice Presidente Lourenço mencionou a importancia do funcionamento de cada pasta, para que nenhum diretor fique sobrecarregado de trabalho.

Produção: Angelo da Silva Pinto.

PLENÁRIA GERAL FEPROP – 25/05/2023

 

Estão convocados todos os diretores da Feprop e dirigentes dos sindicatos filiados para a Plenária Geral Feprop, que ocorrerá no dia 25/05/2023 às 10 horas na sede da entidade. Será uma reunião de apresentação do andamento dos trabalhos da federação e alinhamento das demandas presentes e futuras.

Produção: Angelo da Silva Pinto.

A CLT chega aos 80 anos como marco civilizatório da nossa história

 

A Consolidação das Leis Trabalhistas, aprovadas pelo presidente Getúlio Vargas, no dia 1º de /maio de 2943, representou uma mudança radical na forma como o Estado Brasileiro trata o povo. Com 922 artigos, a CLT passou um pente fino nos diversos ofícios praticados no país, em uma enorme tarefa de organizar o mundo do trabalho. Ela definiu o que é rural e urbano, o que é serviço público e privado, delimitou jornadas, definiu os deveres dos empregadores, abordou questões de saúde e segurança, previcência social, representação sindical, etc. Foi um esforço de projetar o país em larga escala nunca antes visto.

Não se pode dizer que não havia nenhuma lei trabalhista antes da CLT. A construção da nossa República, já em seu advento em 1889, buscou, ainda que tardiamente, inserir o país no mundo capitalista. Mas aquelas primeiras leis eram tão frágeis e tendenciosas quanto as ideias das classes dominantes sobre o fim da escravidão. Mesmo após a abolição, em 13 de maio de 1888, as relações patrão/empregado mantiveram o caráter autoritário, desumano e injusto que vigorou em quase 400 anos de escravidão.

Após a Revolução de 30 foi implementado um projeto desenvolvimentista que exigia tanto uma mão de obra mais qualificada, quanto um crescente mercado consumidor. E a criação, em novembro de 1930, do Ministério do Trabalho, chamado de nada menos que “Ministério da Revolução”, foi fundamental para criar a estrutura de proteção ao trabalhador para o Brasil industrializado que Vargas vislumbrava.

Demandas sindicais, como jornada de trabalho de 8 horas, salário-mínimo, voto feminino, regulamentação da sindicalização, licença-maternidade, entre outras, reivindicadas em greves, como as de 1917 e 1919, e por meio de organizações, como a Confederação Operária Brasileira (1906 a 1920), encontraram lugar no projeto do governo. Direitos trabalhistas mais abrangentes começaram a aparecer desde então.

A CLT proporcionou, enfim, a criação de uma classe média no Brasil, oferecendo ao povo a possibilidade de organizar a vida, de planejar o futuro, de crescer profissionalmente e de ascender socialmente. São gerações de pais e mães de família que não só passaram a ter mais segurança em seus empregos, como também a buscar qualificação técnica e a valorizar a educação dos filhos.

Em sua história a legislação trabalhista passou por diversas mudanças. Algumas vezes para melhor, como a equiparação dos direitos de homens e mulheres e de trabalhadores rurais e urbanos, a proibição da discriminação (por sexo, raça e cor ou estado civil), negociação coletiva e da organização sindical no serviço público, redução da jornada de 48 para 44 horas semanais etc. Conquistas que resultaram de lutas sindicais e sociais.

Mas, como os descendentes dos oligarcas da República Velha jamais aceitaram a mudança de status dos trabalhadores de escravizados e semi-escravizados para civis com participação política, econômica e cultural, nem sempre as mudanças foram populares.

Basta observar que quanto mais o governo sustenta uma concepção feudal do Brasil, maior é o número de mudanças na CLT que ele promove. Durante a ditadura militar, por exemplo, houve várias alterações, como a substituição da lei que garantia estabilidade no emprego após dez anos registrado em uma mesma empresa, pela criação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Mudança que incentivou a rotatividade da força de trabalho.

O maior desmonte em toda a história da legislação ocorreu, entretanto, nos governos de Michel Temer e de Jair Bolsonaro. Não é mero deboche chamar a reforma trabalhista de 2017 de “deforma” como muitos críticos fazem. Com alteração de mais de 200 dispositivos, seguida por outras minirreformas, a Lei nº 13.467/2017 forjou uma verdadeira deformação na CLT.

Assistimos ao fenômeno da uberização, vendido pelos governos Temer e Bolsonaro, como geração de empregos. São empregos, todavia, circunscritos ao aqui e agora, que mal formam um presente, quem dirá um futuro.

A ampla retirada de direitos e a redução do poder do Estado tiveram efeitos nefastos, como a fragilização dos sindicatos, a precarização do trabalho, a diminuição do rendimento médio da população, a desindustrialização, a elevação do número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, fome generalizada, além do aumento da criminalidade e da violência.

A reforma foi anunciada como “modernização” como se representasse um avanço nas relações de trabalho existentes. Mas o cerceamento das leis trabalhistas, do movimento sindical e da classe operária, práticas reeditadas ao longo da história, são formas de conter o desenvolvimento inaugurado na década de 1930. Desenvolvimento que, todavia, ainda está em curso.

Mesmo que a CLT tivesse completado sua missão de garantir segurança e poder de escolha para todos os brasileiros, ainda assim a presença do Estado e a participação ativa das entidades sindicais seriam importantes para garantir isonomia na relação patrão/empregado.

Somente uma mudança de patamar histórico, com uma elevação coletiva da consciência, poderia engendrar relações seguras e justas independente da obrigação da lei. A realidade do Brasil de 2023 está muito longe desse patamar. O que move nossa sociedade é a constante tensão entre a busca das classes dominantes por privilégios e a luta classes populares para que a vida seja mais do que o pão de cada dia.

Por isso é um grande cinismo atribuir à retirada de direitos o caráter de “modernização” quando a essência desta prática é a do retrocesso à República Velha. Os 80 anos da CLT são ainda pouco tempo frente 

Produção: Angelo da Silva Pinto.

1º de Maio 2023 – Dia do trabalhador e da trabalhadora

    A Feprop esteve presente no evento de 1º de maio unificado – Dia do trabalhador e da trabalhadora, que foi promovido pelas centrais sindicais, no Parque Madureira no Rio de Janeiro. 

    O Presidente Alexandro Diniz representou a Feprop e no discurso foi tratado da união da classe trabalhadora para reconquistar os direitos destruídos pelos governos Temer e Bolsonaro com as reformas trabalhistas e da previdência. A necessidade da união e da reconstrução de nossa sociedade começa dentro de nossas próprias famílias divididas pelo discurso de ódio político. 

    Bolsonaro foi vencido na última eleição, mas o bolsonarismo demorará muitos anos para ser superado, a violência,  a intolerância e o retrocesso medieval promovido pelo genocida responsável direto pela morte de 700 mil brasileiros na Pandemia da Covid será vencida com o tempo pela ciência,  pela lógica, pela justiça e sobre tudo pelo amor.

    Somente a união da classe trabalhadora poderá garantir que voltemos ao rumo da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.

  Viva a classe trabalhadora!!

          Viva o 1° de Maio!!

Produção: Angelo da Silva Pinto.

Eleição SINDIPROFRI – 2023/2027

         No dia 12 de abril de 2023, foi a realizada a eleição do SINDIPROFRI para o seu novo mandato.

Nessa oportunidade o Presidente Marcelo Laginestra e toda a Diretoria do SINDIPROFRI agradece toda a classe de propagandistas e vendedores de produtos farmacêuticos pela participação nas eleições. Vale ressaltar que foi a melhor participação percentual de associados em toda história do SINDIPROFRI, mostrando que estamos no caminho certo para melhor servir e defender toda classe.

A nova diretoria foi empossada para o mandato do ano 2023/2027, com a presença de inúmeros associados e amigos em nossa sede. Deixamos nosso agradecimento destacado também aos companheiros do Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo e ao Dr. Paulo Lamblet por todo apoio.

A FEPROP parabeniza todas as companheiras e companheiros do SINDIPROFRI (Sindicato filiado a FEPROP).

Produção: Angelo da Silva Pinto.

Plenária Feprop 08/03/2023 – Dia Internacional da Mulher e Reforma Sindical

          No dia 08/03/2023, no auditório da Federação dos Metalúrgicos em Niterói, foi realizada a Plenária da FEPROP, os temas do evento foram: O Dia Internacional da Mulher e a Reforma Sindical, já na abertura, o presidente Alexsandro Diniz passou a presidência da federação de forma sinbólica para a companheira Alessandra Marçal, escolhida pelas demais dirigentes presentes que conduziu a plenária. Em sua fala o presidente Diniz enfatizou a importância da data para o combate ao preconceito, a discriminação e pela justiça social que se faz necessário às mulheres brasileiras e condenou a romantização da data que só distorce seu propósito.

  Diniz também alertou que no movimento sindical a participação das mulheres sempre foi muito pequena, mas na FEPROP, temos conseguido uma participação muito importante das companheiras, tanto nas diretorias quanto nas mobilizações.

Seguindo a programação, as companheiras Luciane de Amorim (FEPROP) e Alessandra Marçal (SINDIPROSERRA) fizeram uma palestra e um alerta sobre assédio sexual e a importância das companheiras e todas as mulheres denunciarem os abusos e buscarem o apoio das instituições.

      Na segunda parte do evento, o Dr. Alexsandro Santos abordou, com muita propriedade, o Tema Reforma Sindical, destacando pontos importantes e polêmicos do “Projeto de valorização e fortalecimento da negociação coletiva e atualização do sistema sindical brasileiro”, deixando para todos os sindicalistas presentes, pontos de reflexão e trabalho a serem desenvolvidos. 

      O Presidente Diniz seguiu com o Tema da Reforma, solicitando a participação de cada Presidente dos sindicatos federados presentes no evento, fizeram uso da palavra o presidente do SINDIPROSERRA Luis Alberto, o presidente do SINDIPROFRI Marcelo Laginestra, o presidente do SINPRONORTE Robson Gama e o presidente do SINDPROVEN Alvarim Cândido, em suas falas apresentaram suas preocupações com o resultdo final que esta reforma pode trazer, pois a câmara poderá fazer alterações que disvirtuam seu propósito original trazendo prejuízo para as instituições.

    Finalizando o evento, tivemos dois pontos que foram o destaque de trabalho, a Representatividade/representação e a garantia da manutenção da estrutura e autonomia sindical.

Produção: Angelo da Silva Pinto.