Categorias
destaques notícias

Plenária Feprop 08/03/2023 – Dia Internacional da Mulher e Reforma Sindical

             No dia 08/03/2023, no auditório da Federação dos Metalúrgicos em Niterói, foi realizada a Plenária da FEPROP, os temas do evento foram: O Dia Internacional da Mulher e a Reforma Sindical, já na abertura, o presidente Alexsandro Diniz passou a presidência da federação de forma sinbólica para a companheira Alessandra Marçal, escolhida pelas demais dirigentes presentes que conduziu a plenária. Em sua fala o presidente Diniz enfatizou a importância da data para o combate ao preconceito, a discriminação e pela justiça social que se faz necessário às mulheres brasileiras e condenou a romantização da data que só distorce seu propósito.

Diniz também alertou que no movimento sindical a participação das mulheres sempre foi muito pequena, mas na FEPROP, temos conseguido uma participação muito importante das companheiras, tanto nas diretorias quanto nas mobilizações.

        Seguindo a programação, as companheiras Luciane de Amorim (FEPROP) e Alessandra Marçal (SINDIPROSERRA) fizeram uma palestra e um alerta sobre assédio sexual e a importância das companheiras e todas as mulheres denunciarem os abusos e buscarem o apoio das instituições.

           Na segunda parte do evento, o Dr. Alexsandro Santos abordou, com muita propriedade, o Tema Reforma Sindical, destacando pontos importantes e polêmicos do “Projeto de valorização e fortalecimento da negociação coletiva e atualização do sistema sindical brasileiro”, deixando para todos os sindicalistas presentes, pontos de reflexão e trabalho a serem desenvolvidos. 

         O Presidente Diniz seguiu com o Tema da Reforma, solicitando a participação de cada Presidente dos sindicatos federados presentes no evento, fizeram uso da palavra o presidente do SINDIPROSERRA Luis Alberto, o presidente do SINDIPROFRI Marcelo Laginestra, o presidente do SINPRONORTE Robson Gama e o presidente do SINDPROVEN Alvarim Cândido, em suas falas apresentaram suas preocupações com o resultdo final que esta reforma pode trazer, pois a câmara poderá fazer alterações que disvirtuam seu propósito original trazendo prejuízo para as instituições.

 

 Finalizando o evento, tivemos dois pontos que foram o destaque de trabalho, a Representatividade/representação e a garantia da manutenção da estrutura e autonomia sindical.

Angelo da Silva Pinto – Diretor de Comunicação da FEPROP